Marcos Palhares e sua profissão: Realizador de sonhos

 

Muitas pessoas me perguntam como é trabalhar na Agência Marcos Pontes, talvez uma das únicas empresas especializadas em aventuras para a vida.

Eu costumo dizer que é um trabalho que me dá muito prazer e satisfação pessoal. Primeiro porque foi uma escolha minha. Segundo porque sou apaixonado por tudo que faço. Terceiro, porque não existe nada melhor do que ser um realizador de sonhos!

Imagine a cena: um amigo que não vejo à muito tempo, em uma conversa informal, vem a pergunta clássica: O que você anda fazendo da vida? Nesses momentos eu digo encarando os olhos de meu interlocutor: “vendo viagens ao espaço”.

É curioso assistir a reação das pessoas que vem logo em seguida: a maioria delas, que conhecem bem meu bom humor, brincam de várias maneiras distintas. Algumas pessoas dão looongas risadas e depois me perguntam: “beleza, agora fala sério?”

Outras pessoas mais céticas dizem: “… e isso existe?”

Seja qual for o fascínio de cada um, é curioso mexer com a mente das pessoas e realmente estimulante do ponto de vista pessoal como também profissional. Eu pessoalmente me orgulho muito do que faço e em geral, digo que “sou um realizador de sonhos”. O que eu vendo é considerado incomum pela maioria da população em qualquer parte do mundo. Acredite, não há faculdade para isso.

Mas a quem diga que é um trabalho fácil. Inúmeras vezes ouvi: “entendi, basta o cara ter dinheiro e pronto!” Mas não é bem assim. Se fosse fácil trabalhar pela concretização de um sonho, inúmeras pessoas estariam fazendo isso neste momento. A concretização do imaginário de uma outra pessoa é algo extremamente sério, que além de recursos que envolvem riscos muito grandes ao negócio em sí, também envolvem fatores complexos que estão além de nosso domínio. Como exemplo, muitas das operações envolvem condições plenas de saúde. Sempre levamos o contexto do candidato muito a sério em nosso trabalho e isso por sí só, nos causou algumas abortagens desagradáveis.

O fato é que não é qualquer pessoa que esta preparada pra realizar sua aventura e seu sonho. Em muitos casos, envolve um processo complexo de preparação, mental e físico. Se esta preparação não estiver cem por cento alinhada com a caminhada necessária, corre-se o risco do sonho ir por água abaixo. Neste caso, o que era pra ser um momento memorável de orgulho pessoal, pode se tornar um pesadelo!

Por isso tive de me habituar a ter ponderação em analisar caso a caso. Reunimos um time de profissionais e especialistas para avaliar o candidato, e em alguns casos somos obrigados a informar que não existe seguro de vida que cubra aquilo que se está pedindo, sendo a aventura de sua total responsabilidade no que tange a integridade física.  Se por um lado parece assustador, por outro demonstra nossa responsabilidade como pessoa jurídica em desaconselhar o candidato se este for o caso. E o risco existe.

Em geral, recebemos pessoas que tem embutido em  seu DNA o espírito da aventura. Elas entendem esses riscos e não agem por pura irresponsabilidade, ao contrario, são pessoas organizadas, instruídas, e preparadas mentalmente. Buscam ampliar seus horizontes e tornar sua vida muito mais emocionante e cheia de histórias. Do ponto de vista racional, estão muito além da maioria das pessoas comuns. São exatamente essas pessoas que levaram o homem a lugares antes impossíveis, seja no fundo do oceano, seja no mais alto pico do Everest ou simplesmente aos confins do espaço.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar