Palhares será um dos primeiros passageiros do turismo espacial

“Nós estamos somente no início de algo muito revolucionário”

Você acha possível que a próxima grande revolução humana será a possibilidade de viver fora da Terra? (por Nohan Gomes)

Marcos Palhares: Nós estamos somente no início de algo muito revolucionário, assim como foram as Naus que descobriram a América.

Gostaria de saber como é o treinamento de preparação para a viagem espacial. Além disso, você poderia nos contar como são os centros espaciais americano e russo? (por Thiago Tanji)

O treinamento para o voo que estarei realizando consiste de atividades simuladas de Força G, que acontecem em aviões supersônicos, voos parabólicos e também centrífugas especiais. A NASA é muito grande, eles tem mais de dez sedes somente nos EUA, fora trabalhos compartilhados com outros centros, mas assim como os russos na Roscosmos, são centros de excelência tecnológica fascinantes. Você poderá encontrar a nata da inteligência humana nestes locais, uma experiência incrível para qualquer um! Ainda, a NASA tem enorme colaboração de pessoas vindas do mundo todo, extenso incentivo financeiro e um volume de projetos enormes. Já os russos são mais fechados, não dispõe de tantos recursos como os americanos e mesmo assim concretizam projetos brilhantes, um povo que merece meu respeito!

Recentemente a nave em que você vai ao espaço, a SpaceShipTwo, sofreu um grave acidente durante um voo de teste. Você acredita que nós já possuímos tecnologia suficiente para um turismo espacial seguro? (por André Jorge de Oliveira) 

Verdade, o acidente ocorreu em um dos testes e na verdade é pra isso que eles servem: os protótipos são levados ao limite para se testar sua capacidade. Erros são notados e corrigidos. É assim que funciona pra tudo. Mas é claro, vai dar certo sim, a tecnologia existe desde os anos 60, mas estamos aprimorando…

Não tem medo de algo dar errado? (por Elivelton Silva)

Como diz mestre Yoda: tentativa não há. Faça ou não faça! Pois bem, a probabilidade de algo dar errado existe em tudo, mas não podemos pensar negativamente correto? Existem muitas pessoas competentes e capazes neste tipo de projeto, e os testes existem pra isso.

Quais os pré requisitos para se aventurar nesta viagem? (por Eduardo Mendes) 

Pra se fazer um voo suborbital, é necessário ter excelentes condições físicas e, de preferência, gostar muito deste assunto. Os riscos devem ser considerados. Mas você não subirá ao espaço com problemas cardíacos, de coluna ou de pressão, não deve ter propensão a enjôo ou claustrofobia. De resto, você tem que ter gosto de aventura na veia, porque imagino que vai ser uma baita montanha russa! Mais haverá o treinamento.

Já foi definido o tempo de duração do voo turístico e quais os riscos para o organismo humano durante esse período em uma viagem espacial? (por Helloise Gabrielle)

Olha só: estes voos que eu faço parte são abertos a pessoas comuns, então não se pode abusar do corpo humano. Serão não mais que dez minutos em gravidade zero e assistindo o mundo girando em sua janela. Até pra evitar tonturas, enjôos e tudo mais de um marinheiro de primeira viagem, precisa ser tudo muito rápido, assim ninguém se machuca, entendeu?

Qual sua opinião sobre o programa espacial brasileiro e se você acredita se um dia poderemos estar entre as maiores que existem no planeta? (por Peterson Oliveira)

Atualmente, não há nenhuma notícia que me informe uma atenção maior de nossos governantes nesta questão. O programa espacial brasileiro está atrás até da Argentina, que começou bem depois. Uma pena! No entanto, tudo pode mudar: temos pessoas capacitadas, somos um país grande… é preciso ter fé!

Esse cara e um dos meus…. (por Washington Xavier)

Verdade. Viemos todos do Big Bang. Somos irmãos atômicos!

http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2015/01/nos-estamos-somente-no-inicio-de-algo-muito-revolucionario.html

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar