Porque somos um milagre no Universo

Sabemos que a vida na Terra existe pela soma de diversos fatores extraordinários agindo simultâneamente. Seria muito mais fácil desacreditar que tantas coincidências seriam possíveis ao invés de enxergarmos como a soma de probabilidades é capaz de criar as bases da vida.

Pelo lado macro,  nosso sistema solar encontra-se na periferia de nossa galáxia, ou seja, no lado menos perturbado da Via Láctea, longe do centro do rodamoinho onde esta o buraco negro, sugando tudo como um devorador de mundos.

Depois vem uma outra coincidência: Júpiter, o maior planeta de nosso sistema age como uma verdadeira mãe protetora da Terra, atraindo com sua descomunal força de gravidade a grande maioria dos meteoros que passeiam pelo universo e ameaçam a nossa existência.

Nossa Lua, fruto de uma baita trombada entre um planeta anão e a Terra, nos dá equilíbrio orbital, criando as condições para as 4 estações do ano e o regime de marés.  Sem esta estabilidade, seria impossível haver formas de vida como a nossa.

E pra resumir, tivemos a grata sorte, ou milagre por assim dizer, que nosso planeta possue 2 polos magnéticos. Eles formam um verdadeiro escudo protetor (campo magnético), protengendo-nos das agressivas radiações cósmicas que fritam os demais planetas de nosso sistema.

Soma-se a isso uma pitada de água, oxigênio, cozimento em temperatura branda (a distância de “zona habitável” em relação ao sol), e um “tempero secreto” não explicado pela ciência,  tem-se a receita para as condições propícias da vida.

Um brinde à todos estes milagres e ao nosso Planeta Terra!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar