QUEM É DARTH VADER? A HISTÓRIA RESUMIDA DE STARWARS

O salvador, aquele que traria luz ao lado sombrio, o escolhido. Desígnios da Força que fogem a compreensão. Nem mesmo mestre Yoda podia prever tamanha figura complexa.

Nascido de uma mulher escrava em um planeta desértico e perdido no universo. Essa é a origem de Anakin Skywalker, um garoto destinado a fazer algo grandioso.

Dono de habilidades incríveis, logo na infância foi descoberto por um Jedi ( Qui-Gon-Jinn ) e libertado de sua condição de escravo. Sorte não compartilhada pela mãe, que mais tarde foi aprisionada e torturada, o que a levou à morte. Nesse momento, Anakin mostrou que não trazia a mesma benevolência vista nos mitos e personagens divinos. Ciente de todo o poder que tinha, o ódio o levou a exterminar toda a aldeia que aprisionou sua mãe.

A partir daí, três elementos de sua trajetória culminaram com a clássica série StarWars do Episódio I ao VI e que ficaram nítidas no conceito: sofrimento, poder e arrependimento.

Anakin era um jovem detentor de um poder imenso, que sofria influência de todos os lados: do burocrático Conselho Jedi formado pelos bonzinhos, com os conflitos constantes as ordens de Obi-Wan Kenobi, seu tutor, à tentação ambiciosa do poder do lado negro da força ensinada pelos Siths cercados em seus mistérios da força. Anakin era um jovem audacioso e queria poder. Ele era a junção de ambos lados.

O resultado foi uma tragédia de emoções: a mãe torturada, da morte de sua esposa amada, a princesa Amidala, da separação dos seus filhos gêmeos, da perda dos amigos Jedis, até o combate que culminaria na queima de seu corpo, perda de pulmões, braços e pernas.

Se ele pediu arrego? Nada disso. Ele era importante demais para o Imperador.

Com uma nova roupagem negra comum aos vilões, se tornou o Jedi mais poderoso e temido da Galáxia.  Organizou um enorme Império, comandou um gigantesco exército de Troopers aparelhados com a melhor tecnologia e se tornou o lendário Darth Vader.

Imagine a cena:  marcha imperial tocando, surge um ser imponente de 2,02 metros com um capacete inspirado nos samurais (disciplinados e bons de espada, diga-se de passagem) revistando a tropa rigorosamente perfilada como uma entidade temida e respeitada. A respiração é sinistra, a voz  é de um General confiante e experiente. Do alto de sua capa negra e a postura sempre ereta, reverenciado pelos subordinados com o título de “Lord Vader”. Talvez por isso, uma das figuras mais icônicas, queridas e lembradas da história do cinema, um raro vilão que criou uma legião de fãs somente vista na série de George Lucas.

Supreendentemente, todos eram submissos a ele, um raro líder pulso firme, que destruíu planetas e colocou medo em meio Universo sem nunca ter ocupado o cargo mais alto da hierarquia no Império em todas as edições da franquia. Ele próprio, aliás, se colocava na função de humilde servo as ordens de seu mestre sith, o Imperador Palpatine.

Darth Vader terminou sua participação no Episódio VI como o personagem que traria o equilíbrio a Força, exatamente ao que ele estava predestinado. Salvou seu filho Luke Skywalker do mesmo ódio que o havia consumido na juventude e permitiu a vitória da rebelião contra o Império que ele havia ajudado a emergir.

O arrependimento, assim como se prega aos puros de coração, foi a concretização da missão de sua vida e a moral pregada pela série mais assistida do cinema. Finalmente, a luz venceu a escuridão e Darth Vader nunca mais seria esquecido.

 

Autor: Marcos Roberto Palhares é fã da Série StarWars e dono de uma máscara de Darth Vader numerada 982/1000 produzida sob licença direta pela George Lucas, a réplica original utilizada no filme. Casualmente faz aparições com seu traje em eventos e ficou conhecido quando apareceu no Programa Silvio Santos em dois quadros de pegadinhas que podem ser encontrados facilmente no youtube. Trabalha atualmente como representante de uma agência espacial  e isso lhe rendeu o título carinhoso por amigos de Darth Vader brasileiro.

Contato para Eventos e mais personagens: 11-98293-9393

Posts recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar