Viagem ao espaço abençoada

Pode parecer um título bem incomum para uma matéria, mas foi exatamente isso que aconteceu.

Em um encontro entre especialistas de Astronomia realizado na cidade de Campos de Goitacazes, no Rio de Janeiro, fui convidado para dar uma palestra sobre Viagens a Estratosfera. Lá tive a grata surpresa, ou melhor, tive mais uma vez o privilegio de conhecer grandes nomes da Astronomia, além de me conectar e enturmar com um time de pessoas queridas em minha vida.

Um grupo de jovens especialmente: Lucas, Monique, Hermério e a Ana Catarina, que estiveram comigo em missão pela Mars Society, nos Estados Unidos, onde apoiados pelo generoso professor Marcelo Souza do Observatório de Campos, da Fundação Marcos Pontes e apoiados pela NASA, cumprimos com orgulho nosso dever de representar a primeira delegação brasileira e a primeira equipe Sul Americana em uma missão simulada de exploração ao planeta Marte.

Esta missão aconteceu no deserto de Utha, próximo ao Colorado, onde ficamos por 7 dias isolados em um laboratório científico em formato de cápsula espacial. Nosso dever: utilizando equipamentos e roupas de astronautas, pesquisar e explorar uma zona ímpar da Terra, a mais próxima do planeta vermelho, seja pela sua geografia incomum, seja pela sua intocada beleza natural significativamente similar ao curioso planeta.

Para se ter uma ideia, é deste mesmo local que a NASA realiza operações testes com os Rovers que habitam e pesquisam Marte nos dias de hoje. Foi por meio desta aventura que conheci Paollo Belutta, que atualmente apelidado por “Mars Driver”, comanda em Pasadena na Califórnia, os passos da Sonda Curiosity em Marte e ao qual tive o privilégio de assistir o pouso ao vivo. Foi muito bom encontrar novamente esta turma que me conquistou por sua simplicidade, alegria e conhecimentos acima da média.

Mas a boa nova deste encontro foi porque não, conhecer de perto o padre José Funes, responsável no Vaticano pela área de astronomia. Sim, acredite! O Vaticano tem seu departamento que estuda nosso céu e não é de hoje. Vale lembrar, que a Igreja concentrou por vários séculos todos os vastos conhecimentos da humanidade, pois dela saiam obras literárias de valores incalculáveis que conquistaram o mundo.

Para quem não sabe, o Vaticano é dono e mantém  um observatório em Roma, Itália.

O  padre Funes  estava lá para falar das últimas descobertas e de seus trabalhos de campo.

Não podia perder a oportunidade de conhecer esta pessoa tão amável e educada, além de muito inteligente. Padre Funes foi muito acessível  comigo o tempo todo e após alguns assuntos em comum, comentei de minha futura viagem espacial, que lhe fez brilhar os olhos. Ele aproveitou e fez uma benção especial para esta viagem que guardo com carinho através desta foto.

O Padre italiano José Funes, do Observatório do Vaticano em Roma, abençoando minha viagem espacial

O Padre italiano José Funes, do Observatório do Vaticano em Roma, abençoando minha viagem espacial

Sem dúvida, nada melhor que ter sua viagem espacial abençoada por um padre, membro direto e responsável pela divisão de astronomia do Vaticano!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar