fotoBioEmpresário, Escritor, Explorador, Aventureiro e Palestrante

Marcos Palhares nasceu em São Paulo, em 28 de dezembro de 1973. Desde pequeno, desenvolveu uma paixão por aventuras e pelos mistérios do universo, o que resultou no sonho de ser astronauta. Atualmente, será um dos primeiros brasileiros a viajar ao espaço e uma das primeiras pessoas no mundo ao fazê-lo pela iniciativa privada.

Em 1998, formou-se em Engenharia de Produção e anos mais tarde, em 2003, concluiu sua Pós-Graduação em Gestão de Marketing – (FGV). Estudou Astronomia, Astrofísica e o idioma russo. No total, foram mais de cem cursos realizados, entre seminários, fóruns e palestras, especialmente, em temas focados a área de Marketing, Negociação, Vendas e Relações Públicas.

Não deixando seu sonho de infância de lado, estudou para a sua preparação como astronauta, em 2009, na Rússia, tornando-se o primeiro brasileiro a atingir a estratosfera, em um voo a bordo do caça supersônico Mig-29. “Lá do alto é possível ver a curvatura da Terra e ter uma visão do espaço, onde o céu é escuro e infinito. É fantástico ver o sol brilhar em meio ao vazio negro”, conta.

Neste voo, quebrou a barreira do som e realizou uma simulação de combate aéreo, conhecida como dog fight, na qual as manobras fazem com que as forças G ajam de maneira esmagadora sobre o corpo.

Nesta mesma época, ele foi um dos primeiros brasileiros a visitar o Centro de Treinamento Cosmonauta Yuri Gagarin, em Moscou, de onde são formados os cosmonautas russos, e o Centro de Controle de Missão, onde é possível acompanhar em tempo real as atividades dos cosmonautas na Estação Espacial Internacional – ISS.

Anos depois, realizou cursos e treinamentos voltados para astronautas no Kennedy Space Center (KSC), no Cabo Canaveral, Flórida. Lá, estudou com as mentes mais brilhantes de nosso tempo, pessoas extremamente talentosas e inteligentes do mundo inteiro.  Na Califórnia, foi testado em ambiente de micro-gravidade, simulando a mesma flutuabilidade que o corpo tem no espaço, a bordo do Gforce One. Ainda, esteve no laboratório Jet Propulsion Laboratory (JPL), onde pôde presenciar a missão da Sonda Curiosity ao vivo, em Marte, junto a uma equipe de notáveis do mundo aerospacial, incluindo o primeiro homem a pisar na Lua, o presidente da NASA, o CEO da Virgin Galactic, o CEO da Space X, entre outros.

Em 2012, Palhares esteve em uma missão científica apoiada pela NASA, entitulada MDRS – Mars Desert Research, simulando uma exploração humana em Marte, isolado em uma cápsula espacial, no deserto de Utah por 150 horas. Neste treinamento de sobrevivência em um mundo desconhecido, ele foi o primeiro brasileiro a comandar este tipo de missão, levando também a primeira tripulação da América Latina. Foi exposto a uma cultura de inovação e criatividade, exigida para a exploração de um novo planeta. Após esta experiência, foi convidado para atuar como membro da Mars Society.

Em Pasadena – EUA, palestrou para representantes e acadêmicos da atividade espacial sobre Santos Dumont, falando sobre o seu pioneirismo e colaboração para a história da aviação. Esta colaboração pelo incentivo a figura de Santos Dumont no exterior lhe rendeu um cargo de Conselheiro no Instituto Santos Dumont, entidade sem fins lucrativos.

No lançamento de despedida dos ônibus espaciais norte-americanos em Cabo Canaveral, o último deles a Atlantis, por uma singela coincidência do destino, Palhares conheceu o astronauta brasileiro Marcos Pontes. Desta amizade resulta na sociedade para a criação de uma agência especializada em turismo espacial, a mais ambiciosa entre todas as aventuras do ser humano. A Agência Marcos Pontes agrega amantes da atividade aeroespacial e cumpre com sucesso seu objetivo de realizar sonhos de pessoas comuns e afixionados pela área. Esta atividade rendeu a Marcos Palhares o título de  “Realizador de Sonhos”, uma profissão inexistente até então.

Desde a sua juventude, ele já cumpriu uma lista de atividade em ecoturismo, como rafting nível 5, canyoning e rapel a 82 metros de altura, expedições em cavernas, escalada em montanhas, salto de paraquedas, voo de parapente e de balão, mergulho com escafandro, em naufrágios e com tubarões, passeios de submarino e submergíveis, longos trekkings, entre outras atividades que o fizeram desenvolver um vasto conhecimento pelo mundo, os limites da natureza e os seus próprios.

Entre as maiores aventuras que já fez, Marcos quebrou o recorde brasileiro de profundidade em uma viagem de submergível no mar do Caribe, atingindo 2.260 pés em uma Missão entitulada “Segredo do Abismo”. Lá, vislumbrou formas de vida bioluminecentes e um relevo intocado pelo homem desde a Era do Gelo. Recentemente, atravessou o deserto de Nevada e chegou até a lendária Área 51, um lugar extremamente secreto, e retornou de um laboratório de biodiversidade e autosuficiência no Arizona, o Biosphere2.

Em 2015, durante uma chuva de meteoros, viajou ao deserto do Atacama para conhecer os maiores Observatórios do mundo, PARANAL a 2.500 metros e o ALMA a 5mil metros de altitude.

Em 2016 foi convidado para carregar a Tocha Olímpica pelo comitê Rio 2016, em João Pessoa – PB, já que devido a tantas aventuras extremas, nada mais justo que representar o Brasil na capital mais extrema do país.

Agora, planeja quebrar também o recorde de altitude em salto de paraquedas. Para tanto, deverá ir ao lugar mais alto do planeta, na cordilheira do Everest, de onde partirá para sua aventura que exigem capacetes de oxigênio e equipamentos diferenciados, e, numa segunda etapa, viajará com caçadores de tornados em busca do olho do furacão.

Em destaque, Palhares tem lugar reservado no assento 462 “Pionner”, do Spaceship Unity, o que fará dele um dos primeiros brasileiros a estar em órbita e um dos primeiros mil seres humanos a conquistar tal oportunidade.

Assim, foi chamado para fazer parte de um seleto time de aventureiros reconhecidos no mundo todo, a World Adventure Society – WAS.

Toda a sua jornada de aventuras, atividades espaciais e palestras que ministra atualmente por todo País, de escolas até grandes conglomerados empresariais, resultaram no projeto do livro “O Céu não é o Limite”, que pretende encorajar pessoas a quebrar barreiras e realizar sonhos.

O objetivo? Capacitar os novos líderes do amanhã com as ferramentas, o conhecimento, as habilidades e a atitude para promover impacto real positivo para seu meio, através de sua experiência com tecnologias de excelência e beyound.

Essa experiência ensina que o ser humano não tem limites, pode superar desafios e chegar cada vez mais longe, estimulando os objetivos dos palestrados e tornando o mundo um lugar melhor.

Sobre as Palestras:

Pode-se desenvolver diversos temas, nas áreas de:

–  Marketing, inovação e algo mais;

–  Motivação para a busca de metas e objetivos;

– Vendas, encante o cliente e conquiste-o!;

– Liderança – a diferença esta dentro de você;

Além de alguns temas focados em suas aventuras como:

– História do Desenvolvimento Espacial,

– Viagens de Incentivo,

– Aventuras Incríveis,

– Turismo Espacial,

– A vida fora da Terra;

– Conceitos básicos de Astronomia;

– Programa “Chuva de Meteoros e Observatórios Astronômicos no Atacama”;

-Programa “Caçando Super Tornados com a equipe Discovery Channel”;

-Programa “Voo suborbital e Turismo Espacial”;

-Programa “Voando um caça Supersônico na Estratosfera”;

-Programa “Desvendando as profundezas do Oceâno à 2.000 pés de profundidade em um Submergível”;

-Programa “ Flutuando em micro gravidade como um astronauta ”;

-Programa “Roswell e Área 51: em busca de Aliens ”.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar