Especialista e pesquisador de Alberto Santos Dumont

Especialista e pesquisador sobre a vida de Alberto Santos Dumont – Marcos Palhares é dono de um dos maiores acervos históricos sobre os pioneiros da aviação e sobre a exploração astronáutica.  A lista de seu acervo sobre Dumont contém 181 arquivos, incluindo Livros, Revistas, Jornais, cartões postais antigos, cédulas, moedas, selos, aeromodelos, documentos históricos, fotos, gravuras, patches, apólices e autógrafos. Ele mesmo é autor de um livro com o título ” Quem inventou o avião?” da Editora McHilliard, da qual já tem outro livro com o título ”O céu não é o Limite”.

Marcos Palhares realiza palestras sobre Santos Dumont em eventos de público nerd, como a Campus Party, mas também é facilmente encontrado em Podcasts no YouTube quando se coloca na busca seu nome seguido do termo ”Dumont”. Ele tem defendido em programas como o FLOW, Inteligência Limitada, PodPah, Ticaracaticast entre outros, a primazia de Santos Dumont ante aos alegados voos dos irmãos Wright. Segundo Palhares, o primeiro voo público e aberto a imprensa dos irmãos Wright só ocorreu em Agosto de 1908, quase 2 anos após o primeiro voo de Santos Dumont. Conforme os norte americanos, o voo teria ocorrido em Dezembro de 1903, bem antes do voo de Dumont que foi presenciado em 1906.

Palhares esclarece a contradição: ”Em dezembro de 1903 existe um telegrama dos Wright Brothers enviado ao seu pai alegando um voo de 57 segundos e isto é só. As testemunhas não foram relatadas no momento deste acontecimento e apareceram nas narrativas muitos anos depois, assim como as fotos dos voos de 1903, 1904 ou 1905 defendidas pelos biógrafos norte americanos nunca apareceram na imprensa nestes anos e isso é um fato geralmente omitido ou desconhecido pelos defensores dos Wright.  E o mais importante, é que eles só conseguiram mostrar este voo para o público e para a imprensa em 1908 quando já haviam mais de uma dezenas de pilotos voando na Europa, ou seja, não era mais novidade voar. Os Wright estiveram lá para estudar os mecanismos usados pelos demais pioneiros e compraram um motor francês para seu Flyer (avião) em 1907, realizaram as adaptações em seu planador e só então conseguiram mostrar o voo de 1908. Perceba que não parece justo a alegação de que os Wright tenham sido os primeiros a voar, já que eles nitidamente tinham interesse na patente da invenção do avião e precisavam provar que eram pioneiros a todo custo. As provas e os fatos são contrários ao divulgado pelos historiadores norte americanos, já que mesmo os jornais da época nos Estados Unidos contestavam a veracidade das histórias contadas pelos Wright (Jornal Revista Scientific American 13/01/1906 matéria desconfiando performance Wright). Os Wright nunca mostravam um voo, faltavam em suas demonstrações ao Governo americano e não cediam fotos comprobatórias que atestavam suas histórias (antes de 1908 enviavam apenas fotos de um planador, que é um avião sem motor).  Além disso, o avião de 1908 apresentado pelos Wright não continha rodas e precisava de uma catapulta para a decolagem, muito diferente daquilo que entendemos ser um avião. Portanto, não tenho dúvida de que o que se sabia no época dos fatos, era o primeiro voo realizado por Santos Dumont, divulgado, fotografado, presenciado por milhares de testemunhas e homologado por um comitê aeronáutico criado para este fim (FAI – FEDERAÇÃO AERONÁUTICA INTERNACIONAL). Todo o  feito de Dumont foi publicado em revistas científicas que atestaram seu pioneirismo no voo do mais pesado que o ar, decolando com seu próprio motor e ganhando ares. Narrativas construídas ao longo do tempo por povos que tentem contrariar estes fatos e reescrever a história ao seu favor devem ser combatidas, eu considero isso meu dever e de todo cidadão brasileiro.”

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar