1) FUTURO BRASILEIRO NO ESPAÇO PELA INICIATIVA PRIVADA (ordem de voo 291, previsto para voo em 2026 ou 2027)
2) EMPRESÁRIO – CONSULTOR COMERCIAL DA VIRGIN GALACTIC NO BRASIL
3) ESPECIALISTA EM ASTRONÁUTICA E HISTÓRIA DO DESENVOLVIMENTO ESPACIAL
4) PESQUISADOR E COLECIONADOR DA VIDA E OBRA DE SANTOS DUMONT
5) EXPLORADOR E AVENTUREIRO PELA WORLD ADVENTURE SOCIETY
6) CONHECIDO COMO O PRIMEIRO BRASILEIRO A VOAR UM CAÇA MIG-29 NA ESTRATOSFERA
7) DETENTOR DO RECORDE NACIONAL DE PROFUNDIDADE EM OCEANO
8) PALESTRANTE MOTIVACIONAL, DE LIDERANÇA, VENDAS E EMPREENDEDORISMO
9) ESCRITOR DOS LIVROS ”O CÉU NÃO É O LIMITE” – PREFACIADO PELO ASTRONAUTA MARCOS PONTES; E DO LIVRO ”QUEM INVENTOU O AVIÃO” – EPÍLOGO ESCRITO POR OZIRES SILVA (EMBRAER)
10) CONDUTOR DA TOCHA OLÍMPICA NA RIO 2016
Marcos Palhares nasceu em São Paulo, em 28 de dezembro de 1973. Desde pequeno, desenvolveu uma paixão por aventuras e pelos mistérios do universo, o que resultou no sonho de ser astronauta. Atualmente, será um dos primeiros brasileiros a viajar ao espaço e uma das primeiras pessoas no mundo ao fazê-lo pela iniciativa privada.
Desde a sua juventude, ele já cumpriu uma lista de atividade em ecoturismo, como tirolesa, rafting nível 5, canyoning e rapel a 82 metros de altura, expedições em cavernas, escalada em montanhas, salto de paraquedas, voo de parapente e de balão, mergulho com escafandro, em naufrágios e com tubarões, passeios de submarino e submergíveis, longos trekkings, entre outras atividades que o fizeram desenvolver um vasto conhecimento pelo mundo, os limites da natureza e os seus próprios.
Em 1998, formou-se em Engenharia de Produção e anos mais tarde, em 2003, concluiu sua Pós-Graduação em Gestão de Marketing – (FGV). Estudou Astronomia, Astrofísica e o idioma russo. No total, foram mais de cem cursos realizados, entre seminários, fóruns e palestras, especialmente, em temas focados a área de Engenharia, Marketing, Negociação, Vendas, Relações Públicas.
Não deixando seu sonho de infância de lado, estudou para a sua preparação como os astronautas, em 2009, na Rússia, tornando-se o primeiro brasileiro a atingir a estratosfera, em um voo a bordo do caça supersônico Mig-29. “Lá do alto é possível ver a curvatura da Terra e ter uma visão do espaço, onde o céu é escuro e infinito. É fantástico ver o sol brilhar em meio ao vazio negro”, conta.
Neste voo, quebrou a barreira do som e realizou uma simulação de combate aéreo, conhecida como dog fight, na qual as manobras fazem com que as forças G ajam de maneira esmagadora sobre o corpo.
Nesta mesma época, ele foi um dos primeiros brasileiros a visitar o Centro de Treinamento Cosmonauta Yuri Gagarin, em Moscou, de onde são formados os cosmonautas russos, e o Centro de Controle de Missão, onde é possível acompanhar em tempo real as atividades dos cosmonautas na Estação Espacial Internacional – ISS.
Anos depois, realizou cursos e treinamentos voltados para astronautas no Kennedy Space Center (KSC), no Cabo Canaveral, Flórida. Lá, estudou com as mentes mais brilhantes de nosso tempo, pessoas extremamente talentosas e inteligentes do mundo inteiro.
No lançamento de despedida dos ônibus espaciais norte-americanos em Cabo Canaveral, o último deles a Atlantis em 2011, por uma singela coincidência do destino, Palhares conheceu o astronauta brasileiro Marcos Pontes. Desta amizade resulta na sociedade para a criação de uma agência especializada em turismo espacial, a mais ambiciosa entre todas as aventuras do ser humano. A Agência Marcos Pontes agrega amantes da atividade aeroespacial e cumpre com sucesso seu objetivo de realizar sonhos de pessoas comuns e aficionados pela área. Esta atividade rendeu a Marcos Palhares o título de “Realizador de Sonhos”, uma profissão inexistente até então.
Em 2012, Palhares esteve em uma missão científica apoiada pela NASA, entitulada MDRS – Mars Desert Research, simulando uma exploração humana em Marte, isolado em uma cápsula espacial, no deserto de Utah por 150 horas. Neste treinamento de sobrevivência em um mundo desconhecido, ele foi o primeiro brasileiro a comandar este tipo de missão, levando também a primeira tripulação da América Latina. Foi exposto a uma cultura de inovação e criatividade, exigida para a exploração de um novo planeta. Após esta experiência, foi convidado para atuar como membro da Mars Society.
Em 2013 Pasadena – EUA, palestrou para representantes e acadêmicos da atividade espacial sobre Santos Dumont, falando sobre o seu pioneirismo e colaboração para a história da aviação. Esta colaboração pelo incentivo a figura de Santos Dumont no exterior lhe rendeu um cargo de Conselheiro no Instituto Cultural Santos Dumont, entidade sem fins lucrativos que reúne entre outros amantes da aviação.
Na Califórnia, foi testado em ambiente de microgravidade, simulando a mesma flutuabilidade que o corpo tem no espaço, a bordo do Gforce One. Ainda, esteve no laboratório Jet Propulsion Laboratory (JPL), onde pôde presenciar a missão da Sonda Curiosity ao vivo, em Marte, junto a uma equipe de notáveis do mundo aerospacial, incluindo o segundo homem a pisar na Lua – Buzz Aldrin, o presidente da NASA, o CEO da Virgin Galactic – George W., o CEO da Space X – Elon Musk, entre outros.
Entre as maiores aventuras que já fez, Marcos quebrou o recorde brasileiro de profundidade em uma viagem de submergível no mar do Caribe, atingindo 2.260 pés em uma Missão entitulada “Segredo do Abismo”. Lá, vislumbrou formas de vida bioluminecentes e um relevo intocado pelo homem desde a Era do Gelo. Também retornou de um laboratório de biodiversidade e autosuficiência no Arizona, o Biosphere2.
Descobriu potência e velocidade em terra quando pilotou em autódromo um Lamborguini Diablo (2014) e um Fórmula Indy (2018).
Ainda em 1 de Janeiro de 2014, descobriu a lendária base secreta ”Área 51” no deserto de Nevada, nos EUA, e seu video no Youtube viralizou. Atualmente, muitas pessoas sabem chegar nesta base graças aos artigos publicados na internet por Marcos Palhares.
Em 2015, durante uma chuva de meteoros, viajou ao deserto do Atacama para conhecer os maiores Observatórios do mundo, PARANAL a 2.500 metros e o ALMA a 5mil metros de altitude onde foi guia para levar a primeira delegação de astrônomos e turistas brasileiros.
Em 2016 foi convidado para carregar a Tocha Olímpica pelo comitê Rio 2016, em João Pessoa – PB, já que devido a tantas aventuras extremas, nada mais justo que representar o Brasil na capital mais extrema do país. Lançou seu livro motivacional ”O Céu não é o Limite”, prefaciado pelo astronauta Marcos Pontes, onde pretende encorajar pessoas, seja pelo empreendedorismo arrojado, seja pelo espírito de superação conquistado através de aventuras incríveis.
Assim, em 2017 foi chamado para fazer parte de um seleto time de aventureiros reconhecidos no mundo todo, a World Adventure Society – WAS.
Em 2018 conheceu o Johnson Space Center (NASA) em Houston, esteve dentro do laboratório de flutuabilidade neutra assistindo os treinamentos reais com astronautas antes de sua ida ao espaço. Ainda nos Estados Unidos treinou em circuito para simulações de combate com um tanque de Guerra americano FV-431.
Em 2019 voltou a NASA, mas desta vez na Flórida para conhecer o Vehicle Assembly Buildind, o SLF e a fábrica espacial da Boeing onde acompanhou com exclusividade a construção da cápsula espacial CST-100 Starliner. Na Rússia, realizou manobras em um tanque de Guerra T-14 Armata para simulação em combate e aprendeu a utilizar a metralhadora AK-47 .
Em 2020 concluiu seu Treinamento no Gagarin Research & Test Cosmonaut Training Center, tornando-se o segundo brasileiro a aprender e utilizar um traje espacial real de cosmonauta, o Orlan (além do astronauta Marcos Pontes). Também conheceu as estações de Lançamento de foguetes em Baikonur, no Cazaquistão, onde a história espacial começou.
Em 2021 iniciou as filmagens para as gravações de um documentário sobre os 150 anos de Santos Dumont, em sociedade com a equipe Aero por trás da Aviação, canal com mais de 1 milhão de seguidores, o quarto maior canal de aviação do mundo.
Em 2022 ficou conhecido em diversos canais de Podcast de maior audiência, como FLOW, Inteligência Ltda, Space Today, PodPah, Ticaracaticast, Ciência sem Fim, entre outros.
Em 2023 lançou seu segundo livro ”Quem inventou o Avião?’ – Guia Completo e Comentado da História da Aviação” com a participação do renomado Ozires Silva. Em pouco tempo, o livro se tornou fonte de referência histórica no Wikipédia.
Em 2024 Foi conhecer a Space X em Boca Chica, em plena fase de construção para o lançamento do Gateway to Mars. Assistiu uma Eclipse Solar Total em Austin e voltou para o Houston Space Center e o Kennedy Space Center.
Em destaque, Palhares tem lugar reservado no assento 291 “Pionner”, do Spaceship classe Delta, o que fará dele um dos primeiros brasileiros a estar em órbita e um dos primeiros mil seres humanos a conquistar tal oportunidade pela iniciativa privada.
Toda a sua jornada de aventuras e atividades espaciais estão condensados em suas palestras que ministra atualmente por todo País, de escolas até grandes conglomerados empresariais como Novartis, Boehringer, Google, Vogel Telecon, Shell – Raízen, Dassault Aviation, Grupo AMBEV, Sanofi Laboratório Farmacêutico, Latam, Azul, SESI, MRV Engenharia, Convergint Seal Telecom, Faculdade Monitor, USP, UNICAMP, etc.
O objetivo? Capacitar os novos líderes do amanhã com as ferramentas, o conhecimento, as habilidades e a atitude para promover impacto real positivo para seu meio, através de sua experiência com tecnologias de excelência e beyound.
Essa experiência ensina que o ser humano não tem limites, pode superar desafios e chegar cada vez mais longe, estimulando os objetivos dos palestrados e tornando o mundo um lugar melhor.
Sobre as Palestras ”O CÉU NÃO É O LIMITE”:
Pode-se desenvolver diversos temas corporativos, nas áreas de:
– Marketing, inovação e algo mais;
– Motivação para a busca de metas e objetivos;
– Vendas: quem sabe vender, tem o poder!;
– Liderança – a diferença está dentro de você;
Além de alguns temas focados em suas aventuras como:
– História da Exploração Espacial,
– História da Aviação,
– Viagens de Incentivo,
– Aventuras Incríveis,
– Programa “Chuva de Meteoros e Observatórios Astronômicos no Atacama”;
-Programa “Voo suborbital e Turismo Espacial”;
-Programa “Voando um caça Supersônico na Estratosfera”;
-Programa “Desvendando as profundezas do Oceano à 2.000 pés de profundidade em um Submergível”;