Quando será a data de meu voo com a Virgin Galactic ao espaço?

Muitas pessoas me perguntam sobre o voo espacial que eu realizarei com a Virgin Galactic em um futuro próximo e qual será a data de meu voo. Resolvi escrever este texto, face a dúvida bem comum e recorrente.

Sem enrolação, Marcos: quando será seu voo?

Bom, essa é a pergunta que todo mundo gostaria de saber, inclusive eu!

Tenho reuniões periódicas com a equipe da Virgin Galactic e posso afirmar que como representante comercial e também como cliente, essa é uma preocupação que me cerca e eu tenho os melhores meios de contato para este esclarecimento dado esta condição especial em pertencer as duas frentes. Eu tive 6 encontros com Richard Branson em pessoa, e com sua equipe me comunico quase toda semana.

A situação é essa: tivemos diversos atrasos, o que é muito comum para quem conhece e entende sobre os rigores da segurança na atividade espacial. Neste caso em específico em que todo o projeto foge ao padrão dos vetores atualmente utilizados, os atrasos me parecem inclusive, justificados. Ainda assim, minha ansiedade tem me levado a cobrar com algum fervor os schedules que possam ”calcular” minha entusiasmada experiência no espaço. Meu primeiro prazo era voar em 2015, mas um acidente com o protótipo em 2014 durante um dos testes alterou a previsão para meados de 2017.  Ao contrário do que a maioria pensa, um acidente durante os testes tem seus aspectos positivos. Este é o momento adequado para levar a máquina ao limite e conferir se está pronta para uso antes de sua liberação, já que envolve vidas. Como as investigações sempre demoram nestes casos, e é importante que as conclusões e soluções sejam bem tomadas, o novo prazo foi postergado para início das atividades em Outubro de 2020. Só que em Março de 2020 o mundo todo parou com a pandemia e seus reflexos que permanecem criando adiamentos e atrasos em todas as áreas da atividade humana. Hoje eu não sei responder esta pergunta, posso apenas fazer mais uma entre tantas estimativas que já tivemos.

Então, supondo que Richard Branson realize seu voo inaugural em 2021, e ele está muito interessado nisso, serão ao menos 462 pessoas na minha frente para voar ao espaço.   São 6 viajantes espaciais por voo e ainda não sabemos qual será a regularidade das decolagens, pois ”tudo depende de tudo”. O melhor prognóstico apontava um voo por semana ou algo como 50 voos ano. Bem, se eu conseguir realizar meu voo em 2023, me parece possível, embora ainda incerto. Quando entrei no programa, minha expectativa era ser um dos pioneiros no Brasil carregando a nossa bandeira ao lugar mais alto, e assim permaneço otimista. Uma segunda espaçonave deve ficar pronta em 2021, aumentando a frota operacional para 10 anos de trabalho. O custo de cada nova espaçonave é de cerca de 35 milhões de dólares e cada voo tem um custo estimado em 275mil dólares, um belo lucro para Branson equilibrar as finanças e desejar um início breve da operação.

Hoje entendo mais a complexidade e a dinâmica desta atividade, ciente que novas possibilidades aparecerão. Isso por sí só é muito positivo, já que a ideia é estimular o acesso ao espaço no âmbito civíl, abrindo as portas da civilização para o espaço. E com a participação na Bolsa de NY, Richard vai precisar mostrar resultados a seus investidores no curto e médio prazo. Essa pressão e injeção de capital será importante, trazendo ânimo ao setor. Vamos torcer por estes avanços e que os últimos testes sejam concretizados com sucesso. Afinal, o céu não é o limite!

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mostrando 2 comentários
  • Ana Frank
    Responder

    Que venha 2023!!!! Ao Infinito e Além!!!!

  • Maria Aparecida Leme da Silva
    Responder

    Que o seu sonho seja concretizado, meu amigo!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar