Conhecendo os telescópios no Observatório La Silla

Dia 1 de Julho de 2019, um dia antes do anunciado Eclipse Total do Sol, fui conhecer o Observatório de La Silla no Chile. Com diversos telescópios construídos e operados pelo ESO – European Southern Observatory desde 1964, o complexo fica a cerca de 2.500 metros de altitude e estão localizados a 150 km a nordeste da cidade de La Serena, região de Coquimbo, nos arredores do deserto de Atacama. Esta região é considerada uma das áreas mais secas do mundo o que contribui positivamente para a operação destes tipos de equipamentos, já que sem nuvens no céu permitem visualizações 360 dias por ano e a falta de umidade no ar conferem um céu mais nítido. Ao mesmo tempo, assim como outros observatórios nesta área geográfica, La Silla está localizada longe de fontes de poluição luminosa e por isso tem um dos céus noturnos mais brilhantes da Terra para visualizações noturnas.

Em destaque estão o New Technology Telescope (NTT) que possui um espelho de 3.5 metros e é considerado precursor do Very Large Telescope (VLT) onde já conhecia de perto em Paranal. Ambos destinados a procura de Exoplanetas (planetas fora do nosso sistema solar), estão em plena atividade.

Também importante, conheci o ESO 3.6-metre no Observatório principal, o maior telescópio do complexo e na montanha mais alta. Ao redor dele, cerca de 14 telescópios menores com refletores que variam de 1 metro a 2,2 metros.

Este local geralmente fica aberto à visitação pública aos sábados sem qualquer cobrança de entrada, desde que as reservas sejam aprovadas com boa antecedência. No Brasil, quem faz estas reservas é a Agência Marcos Pontes. Especialmente devido a proximidade do raro evento que é a Eclipse Total, a grade de visitação foi ampliada a fim de receber o enorme contingente de interessados do mundo todo que migraram a este local para assistir ao fenômeno.

Interessados em conhecer o Observatório de La Silla, daqui em diante serei seu guia. Basta contactar a agência de turismo www.agenciamarcospontes.com.br

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar