Conhecendo por dentro do Vehicle Assembly Building e CST-100 Starliner

Vehicle Assembly Building (Edifício de montagem ou VAB) é um grande edifício de 160 metros de altura da NASA situado no Kennedy Space Center (KSC), concebida para montar os enormes componentes do Saturno V e empilha-los verticalmente no transportador até o Launch Pad (plataforma de lançamento) LC-39 A ou B. Inicialmente se chamava Vertical Assembly Building, mais tarde durante o programa do Space Shuttle seu nome mudou para o atual como é conhecido. O edifício é composto por uma complexa rede de guindastes que acoplava os ônibus espaciais aos seus foguetes de combustível sólidos e tanques de combustível externos.

O VAB é o maior edifício de um único andar do mundo e possui as quatro maiores portas também.  Cada porta tem 139 m de altura, com 7 painéis verticais e 4 painéis horizontais e leva 45 minutos para abrir ou fechá-las completamente. Para elevar os componentes do Sistema de Transporte Espacial, o VAB abrigou cinco pontes rolantes suspensas , incluindo duas capazes de levantar 325 toneladas, bem provavelmente o maior elevador do mundo, auxiliados por outros 136 dispositivos de elevação. Minha impressão ao entrar no VAB foi de sentir-me dentro de um enorme cubo mágico, com segmentos que se articulam e se moldam em várias configurações de modo a se adaptar as dimensões e formatos do veículo lançador.

O futuro Sistema de Lançamento Espacial (SLS) também será montado lá e a Boeing construiu sua fábrica em um complexo ao lado afim de facilitar toda a logística. Eu tive o privilégio de entrar em ambos complexos que atualmente não são abertos a visitação pública.

Neste momento, a cápsula espacial CST-100 Starliner (Crew Space Transportation) está em fase final de montagem, embora com atraso expressivo de quase 1 ano, pude vê-la por dentro e constatar que o acabamento e mobiliário serão as últimas etapas.

A cápsula é um projeto proposto pela Boeing em colaboração com a Bigelow Aerospace com a sua entrada para o programa Commercial Crew Development (CCDev) da NASA em breve. A sua principal missão será a de transportar tripulação à Estação Espacial Internacional e estações espaciais privadas, como a Estação Espacial Comercial proposta pela Bigelow Aerospace.  A nave deverá transportar dois astronautas para a Estação Espacial Internacional em seu primeiro voo e equipes maiores com até sete pessoas no amadurecimento do projeto. É projetada para ser capaz de permanecer em órbita por até sete meses e para ser reutilizada por até dez missões. Por fim será compatível com vários veículos de lançamento, incluindo o Atlas V, Delta IV e Falcon 9 da Space X.

Infelizmente, não me foi permitido o uso de câmeras fotográficas, então a imagem utilizada é externa.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar