Eclipse Total do Sol em La Serena, no Atacama 2019

Dia 2 de Julho certamente será um dia inesquecível em minha vida. O dia em que assisti pela primeira vez uma Eclipse Total do Sol!
Recomendo que todo mundo algum dia em vida se programe para assistir esta experiência, tão singular quanto assistir as auroras boreais no hemisfério norte, porém muito mais raro e muito mais belo que estas também. Isso porque uma Eclipse Total se repete na mesma cidade do nosso planeta a cada 375 anos. Então, para poder vê-la, é necessário se programar e planejar sua viagem até o próximo local previsto. Mas vale muito a pena.

Não confunda com Eclipse Parcial do Sol, ou Eclipse Lunar, estas não possuem a rara beleza da Eclipse Total. É realmente uma surpresa, como achar uma pérola em uma concha.
A minha experiência escolhi fazer na cidade de La Serena, no Chile. Não queria perder o espetáculo de jeito nenhum então aquele era o local perfeito, na Região do Atacama onde o céu é limpo de nuvens 360 dias por ano.

As 15h23 iniciou a primeira mordida no astro rei. De posse de um óculos apropriado para observação solar, acompanhei o sol desaparecendo aos poucos. As 16h metade dele já estava escondido, embora o seu brilho sempre triunfante permanecia impossível avistar-se sem o uso destes óculos. Por volta das 16h35 sobrava apenas uma linha de sol visto do óculos e a temperatura começou a cair. Tive que vestir uma malha, mas incrivelmente não se podia olhar para o sol, o brilho é mesmo intenso de qualquer forma.

As 16h38 a última camada se escondeu e então se vê o Eclipse Total!
Imagine: De repente o céu escurece e uma bola negra com raios brilhantes persiste no céu de fim de tarde, gerando uma visão que mais lembra a paisagem de algum planeta em outro sistema solar…e mesmo assim, saiba que a experiência será rápida, algo como 20 segundos em que a Lua se encaixa perfeitamente a frente do sol, embora serão os segundos mais surpreendentes que você já viu.

Até mesmo quando a experiência começa encerrar, a primeira cortina de luz aparece, a faixa de sol que escapa pelos limites da Lua produz um efeito visual tão surreal que você vai entender o que estou descrevendo quando presenciar isso. Insisto, esqueça vídeos deste fenômeno, assista com seus próprios olhos, porque nenhum vídeo ou foto poderá descrever melhor esta sensação ao vivo, na amplitude em que ela acontece, um verdadeiro show em que o Universo está no palco!

O fenômeno encerrou-se as 17h47. Foi intenso, grandioso, belo e magnífico! Não percam o próximo Eclipse Total do Sol, previsto para 12 de Agosto de 2045 no Nordeste brasileiro!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar