O piloto do meu voo espacial – Mark Stucky

Dia 23 de Janeiro de 2015, a Virgin Galactic anunciou a nomeação de Mark ‘Forger’ Stucky para ser o piloto dos voos da SpaceshipTwo. Eu fiquei muito feliz de receber esta notícia, porque eu já havia tido contato com o Mark no espaçoporto de Mojave (foto do nosso encontro em 2013) e naquela ocasião eu soube que ele tinha excelentes qualificações como piloto de testes.

Simplesmente, este cidadão pilotou nada menos que o avião mais incrível da história, o SR-71 BLACKBIRD, uma lenda que decolava da famosa Área 51 e que hoje só pode ser vista em poucos museus nos Estados Unidos. Para quem não conhece, o SR-71 era a aeronave tripulada mais rápida do mundo (2,193.2 mph ou 3,529.6 km / h, cerca de Mach 3.3) e de mais alto voo operacional (85.069 pés ou 25.929 m em voo sustentado). O SR-71 fazia Londres – Nova York em menos de 2 horas, e em determinado voo chegou 4 horas antes de ter decolado (devido ao fuso horario). Isso sem ser detectado pelos radares, pois era feito de uma estrtura especial de titânio, uma obra de “estado da arte” impossível financeiramente falando para os dias atuais, criado em uma época em que muitos cálculos eram efetivamente feitos na unha por engenheiros notáveis. Em plena década de 70 o avião espião da Guerra Fria já parecia uma espaçonave, com um enorme volume de novidades tecnológicas que transformaram este avião em um símbolo de minha infância e eu só o via em meus sonhos. Tive a grata surpresa de vê-lo pela primeira vez dia 23 de dezembro de 2014, nesta foto no Museu de Tucson. Claro que o Mark pilotou este avião em seus últimos estágios de vida, em meados da década de 90, o que foi motivo de grande honra pra mim conhece-lo. Considerando a complexidade impar da mecânica do Blackbird, assim como a Spaceship que é um projeto sem paralelos, tudo isto me deixa ainda mais feliz de receber Mark no time.

20141223_1450261

Forger traz tudo que a Virgin Galactic precisava, tendo atuado em vários papéis no programa de desenvolvimento na Scaled Composites do primeiro protótipo da Spaceship, variando de piloto de testes de engenharia para consultor técnico, engenheiro de design, piloto instrutor, avaliador de projeto, piloto e mentor. Já realizou outros testes de voo para a Marinha americana, Força Aérea dos EUA, NASA e parceiros internacionais. Ele já registrou mais de 9.000 horas de voo em mais de 170 modelos diferentes de aeronaves, incluindo o pesado C-5M Super Galaxy e aviação comercial como um ex-piloto da United Airlines. Forger recebeu inúmeros prêmios de teste de voo, incluindo o prestigioso prêmio Iven C. Kincheloe Experimental Pilot, e ele foi denominado Piloto de Teste da Força Aérea dos Estados Unidos do ano de 2006. Nada mal para alguém que começou sua carreira na aviação com 15 anos de idade, voando de parapente pelos montes do Kansas!

Em nosso breve encontro, tudo indicava que de uma forma ou de outra Mark seria meu piloto: tanto é que me restava a mão um poster da Spaceship que na época era fabricada pela empresa em que ele trabalhava, a Scaled, e me despedi dele solicitando o autógrafo naquela imagem. Tive o cuidado de emoldurá-la e colocar na parede de minha sala na Agência Marcos Pontes. Mais uma incrível coincidência do destino!

20150123_1731441

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar