Conhecendo o Shuttle Landing Facility – SLF – na Flórida
As pessoas permanecem me bombardeando com perguntas similares sobre os lugares que conheci e as experiências que tive durante minha jornada dentro de locais importantes na atividade espacial. E este post é sobre um dos locais especiais que eu tive a oportunidade de conhecer graças ao meu título de ”futuro astronauta”. Nem parece importante visualmente falando, mas é de enorme relevância por sua história. Me refiro a uma pista de pouso de 4.600 metros de concreto praticamente sem uso dentro das instalações do Kennedy Space Center. Acredite, não há como entrar lá, não há ingresso, não há permissão para vê-la, não perca seu tempo em tentar visitá-la, pois você precisaria caminhar bastante dentro da NASA sem uma autorização para chegar lá.
Esta pista é conhecida com o nome ”Shuttle Landing Facility – SLF”, na Flórida. Trata-se do local onde os Ônibus Espacias como o Columbia, Challenger, Discovery e Atlantis pousavam após uma missão concluída e retorno do espaço. É designada Pista 15 ou 33, dependendo da direção de pouso. O primeiro pouso no SLF foi para a missão STS-41B em 1984 quando a NASA se deu conta que precisava de um local de acesso restrito para estes pós missões. Em um pequeno acidente, os pousos foram suspensos no local após danos nos freios e um pneu furado durante o pouso do STS-51D em 1985, mas retomados em 1990. Ao todo, 78 missões dos Ônibus Espaciais pousaram no Centro Espacial Kennedy – SLF.
Minha visita na pista de pouso se deu no dia 18/7/2019 e pude ter uma visão única dos astronautas em seu caminho de retorno a Terra. Existe uma placa de metal comemorativa do último pouso, pregada na pista com o marco onde a borracha dos pneus friccionaram pela última vez. Foi o voo da Atlantis STS-135, que aliás, eu também tive o privilégio de assistir a decolagem dentro das instalações da NASA em 2011. Aqui está a placa:
Fico imaginando estes Ônibus Espaciais pousando nesta pista, tocando seu solo para o breve alívio da tripulação após a reentrada, algumas palmas dos astronautas comemorando a realização bem sucedida de suas missões, enquanto alguns VIPs e pessoal de terra podiam acompanhar isso de perto. Atualmente, a pista serve apenas para pouso de voos pequenos de algumas patentes da NASA e nada mais…