Livro O céu não é o Limite alcança a Estratosfera em voo inédito

Livro O céu não é o Limite alcança a Estratosfera em voo inédito!

Na abertura do evento Arraiá Aéreo em 2018, realizei o lançamento do balão estratosférico cujo objetivo era quebrar o recorde nacional de altitude, superando a marca de 34km. Após todas as autorizações necessárias da Força Aérea e ANAC, ele carregava consigo o livro ‘’O Céu não é o Limite’’ escrito por mim em 2016 e prefaciado pelo astronauta Marcos Pontes, uma Rádio Sonda de pesquisas para medir a pressão atmosférica, altitude, posição geográfica (latitude e longitude), temperatura, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento e concentração de ozônio, nossa camada protetora dos raios UV solares. Foi a primeira vez que alguém adaptou uma câmera 360graus em um balão deste tipo aqui no Brasil.

Este balão nunca foi recuperado, pois perdeu contato com o GPS durante o percurso, muito embora sabemos pelo acompanhamento em software que a altitude foi alcançada. O prejuízo foi não recuperar as belas imagens do livro flutuando entre o azul da Terra e a escuridão do espaço na estratosfera, além de todo LAB de pesquisa.

Um novo voo para a estratosfera foi programado para o livro, desta vez no dia 24 de abril de 2021 sábado. Uma sonda muito mais equipada e inovadora, inspirada no bombardeiro Stealth B2, com cinco filmadoras GoPro e um balão muito maior não obteve sucesso de altitude devido ao sistema de desacoplamento que agiu antes do momento ideal.

Na semana seguinte, dia 2 de Maio, um domingo, a equipe realizou uma nova missão: utilizando uma sonda mais compacta e mais leve, os resultados foram extraordinários! A altitude alcançada foi de 170 mil pés, o que equivale a aproximadamente 52 km na estratosfera, um recorde que coincide com o começo da mesosfera!

O balão foi lançado precisamente às 14h no sábado, à partir do Município de Serra Negra – SP, transmitido ao vivo pelo Instagram da Phoenix Technology e acompanhado por centenas de testemunhas.

Agradeço a determinação das pessoas que confiaram neste projeto, em especial a geniosa equipe da startup Phoenix Technology, que vem gloriosamente trabalhando de forma insistente na realização deste projeto. Os campeões são: Jonathan Reais Assunção, Maria Inês Cuba Gimenez, Freddy Miranda de Souza, Bruno Schneider Corrêa de Araújo, Bruno Pereira Rodrigues de Sousa e Caio Italo Marcieri Pimpinato. Parabéns à todos!

Vocês provaram que O céu não é o limite!

local da decolagem: Serra Negra
velocidade subida: 4.16 m/s
Duração do voo: 2 horas e 45 min até estourar o balão
Tempo de queda: 35 min
velocidade de queda: 5.2m/s
Recuperação: 3 dias.
local da queda: divisa de Extrema/ Itapeva…62km do ponto de origem.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários
  • Marcello Garcia
    Responder

    Que show meu amigo! Show de competência, persistência e sonho alto além do limite! Abs

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar