O Centro de Voo Espacial Goddard (GSFC) e o Telescópio James Webb

Centro de Voo Espacial Goddard (GSFC) é um grande laboratório de pesquisa espacial da NASA localizado a aproximadamente 10,5 km a nordeste de Washington, DC, no condado de Prince George’s, em Maryland, nos Estados Unidos. Estabelecido em 1 de maio de 1959 como o primeiro centro de voo espacial da NASA, o GSFC emprega aproximadamente 10.000 funcionários. É um dos dez principais centros de campo da NASA, nomeado em reconhecimento ao pioneiro americano da propulsão de foguetes Dr. Robert H. Goddard.

O GSFC é a maior organização combinada de cientistas e engenheiros nos Estados Unidos dedicada a aumentar o conhecimento da Terra, do Sistema Solar e do Universo através de observações do espaço. É um dos principais laboratórios dos EUA para o desenvolvimento e operação de espaçonaves científicas não tripuladas, conduzindo investigação científica, desenvolvimento e operação de sistemas espaciais e tecnologias relacionadas. Os cientistas de Goddard podem desenvolver e apoiar uma missão, e os engenheiros e técnicos podem projetar e construir a espaçonave para essa missão.

GSFC gerencia operações para a NASA e missões internacionais, incluindo o Telescópio Espacial Hubble (HST), o Programa de Exploradores, o Earth Observing System (EOS), o Observatório Solar e Heliosférico (SOHO), o Solar Dynamics Observatory (SDO) entre outros. Missões anteriores gerenciadas pelo GSFC incluem o RXTE (X-ray Timing Explorer) e o Compton Gamma Ray Observatory. Em resumo, missões de observação da Terra não tripulados e observatórios em órbita terrestre como o futuro super telescópio espacial James Webb (novíssimo sucessor do Hubble) são geridas por GSFC enquanto missões planetárias não tripulados são geridos pela Jet Propulsion Laboratory (JPL) em Pasadena, Califórnia.

Está previsto o lançamento do James Webb em 2019 e ele será capaz de enxergar as primeiras estrelas e galáxias nos confins do Universo, além de procurar por ingredientes e sinais de vida em exoplanetas.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar