Dia de autógrafos na AFA e no PAMA

A Semana da Asa é o período mais festivo para a Força Aérea Brasileira. É uma homenagem aos voos de nosso patrono do ar em 1906, Alberto Santos Dumont com seu 14-Bis. Tanto o PAMA – Campo de Marte, em São Paulo, quanto a Academia da Força Aérea, em Pirassununga realizam o “portões abertos”, uma forma de permitir o acesso do público as instalações aeronáuticas da FAB de forma gratuita e democrática durante o domingo.

Fato é que a atração mais esperada, são os voos do caça supersônico F-5 que este ano surpreenderam. Eu que acompanho este evento religiosamente posso afirmar que as passagens realizadas no PAMA em 2018 foram as melhores dos últimos 25 anos. Normalmente, eram 3 passagens sobre a pista e nada mais. A mensagem dissecada para os amantes da aviação repercutiram como uma zombaria sobre nossa real capacidade de interceptação e combate, intimamente relacionada a contínuos fracionamentos da carga de combustível empregadas e a limitações impostas ao voo devido a escassa vida útil dos já velhos motores. Tudo muito triste.

Finalmente, a FAB percebeu a importância nestas demonstrações ao público, recuperando o prestígio para os amantes da aviação e este ano melhorou as aparições. O F-5 voo por diversas vezes sobre a pista, executando manobras de alto desempenho, abrilhantando o evento e inspirando pessoas de todas as idades no mundo da aviação.

Eu e o astronauta Marcos Pontes estávamos presentes em ambas festas, atendendo ao público, tirando fotos e autografando livros. Pelo estande da Fundação Marcos Pontes passaram mais de 3mil pessoas! É sempre um prazer enorme para nós este contato com o público. Fica aqui para constar nosso agradecimento ao carinho e admiração de todos.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar