NASA comemora os 50 anos do pouso lunar em festa embaixo de foguete

Bom, não é qualquer estrangeiro que recebe um convite para participar de um evento tão importante e histórico como esse em solo americano. Uma oportunidade valiosa que eu não poderia perder!

O Apollo Saturn Center é um imenso galpão com mais de 300 metros de comprimento dentro da NASA que guarda nada menos que um foguete de verdade, o mesmo Saturno 5 utilizado para levar o homem à Lua em 1969. Foi lá o local marcado para um jantar com astronautas e futuro astronautas do mundo inteiro.

Mesas e cadeiras dispostas embaixo de um foguete espacial, para uma festa muito fora do comum, com pessoas nada comuns. Além de conhecer de perto companheiros espaciais, este foi o dia do aniversário do empresário e dono da Virgin Galactic, Sir. Richard Branson que completou 66 anos com um bolo inspirado na Missão Apollo.

Um dos astronautas que conversei foi Mike Massimino que passou quase 24 dias no espaço divididos em 2 missões, STS-109 e STS-125.  Ele esteve no Brasil recentemente por iniciativa do Canal Smithsonian que inaugurou suas atividades por aqui em parceria com a BAND. Ganhei um livro escrito por ele autografado.

A parte hilária da festa foi o beijo que Branson deu na barriga de minha noiva que está grávida aguardando a chegada de nossa pequena “Luna”. Ele adorou o nome e disse “Luna is like Moon, right? I love this name, Luna!”

Este foi meu quarto encontro com o Richard e conversamos sobre o futuro da Virgin Galactic. São muitas as novidades neste ano: a abertura de capital na bolsa tornou a empresa a primeira a ter capital aberto neste ramo e de cara, com um aporte de U$800milhões que vai ajudar a acelerar as atividades e metas bem ambiciosas. Todo o material, escritórios e equipamentos iniciaram a mudança do centro de treinamento em Mojave para o centro definitivo Spaceport America, o novo lar de onde partirão os voos ao espaço, no estado do Novo México, sul dos Estados Unidos. Em Agosto, a inauguração e abertura deste espaço para visitação motivará as adaptações necessárias aos testes de voo espaciais e acolhimento dos futuros astronautas que acontecerão a partir deste local.

Vamos torcer para que este momento especial em que comemoramos 50 anos de um marco histórico quando o homem atingiu outros mundos com seus próprios pés seja também acompanhado de novos marcos na acessibilidade de civis na conjuntura da exploração espacial, agregando e somando novos contextos na história e avanço da humanidade rumo a fronteira final.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar