Serguei Koroliov – Projetista e Engenheiro-chefe do Programa Espacial Soviético

Alguém tem ideia do que significa sentar nesta cadeira junto a escrivaninha de uma sala aparentemente comum?

Hoje seria o aniversário de Sergei Koroliov, o principal projetista e engenheiro-chefe do programa espacial soviético durante a Guerra Fria. Ele era o equivalente do lado americano, ao engenheiro alemão Wernher Von Braun. Até antes de sua morte em 1966, a União Soviética liderava largamente a corrida espacial frente aos americanos, e tudo isso graças a Koroliov.

Koroliov foi o responsável pelos sucessos pioneiros no lançamento do satélite Sputnik (o primeiro satélite artificial); a missão que levou o primeiro ser vivo ao espaço (cadela Laika); a primeira sonda espacial lunar (enviou as primeiras imagens do lado escuro); a missão Vostok, que colocou Yuri Alekseyevich Gagarin em órbita da Terra em 12 de Abril de 1961 (o primeiro ser humano no espaço); e a missão que levou o primeiro homem a caminhar no espaço, Aleksei Leonov.

 

Os soviéticos temiam que os Estados Unidos descobrissem a figura por trás de tantos pioneirismos espaciais e enviassem agentes para assassiná-lo, por isso Koroliov permaneceu no anonimato até que sua morte fosse revelada.

Aqui em sua sala tive contato com alguns de seus projetos, inclusive este rascunho onde Koroliev estava escolhendo o nome da nave que levaria o homem pela primeira vez ao espaço, a Sputnik.  Pude pegar o fone de contato onde ele conversou com Gagarin, que revelou que “A Terra é azul!” Até hoje, o programa espacial russo respira Koroliov!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar