A Casa de Yuri Gagarin

A Casa de Yuri Gagarin

Yuri Gagarin, primeiro homem a subir ao espaço! Promovido de tenente a major enquanto ainda estava em órbita, foi com esta patente que a Agência Tass soviética anunciou este espetacular feito ao mundo, que assim tomava conhecimento de que entrava numa nova era, a Era Espacial. Para falarmos sobre sua casa, como membro da academia militar Yuri Gagarin viveu em várias casas e em várias bases soviéticas.

Após o feito de chegar ao espaço, Gagarin tornou-se instantaneamente uma celebridade soviética e mundial e passou a viajar pelo mundo promovendo a tecnologia espacial do seu país, vivendo em vários Hotéis também, sendo recebido como herói por reisrainhaspresidentes e multidões por onde passava.

Mas a primeira casa de Yuri Gagarin foi uma fazenda coletiva onde nasceu, na localidade de Kluchino, distrito de Gjatski (mais tarde batizada de Gagárin, em sua homenagem) – numa região a oeste de MoscouRússia, parte da então União Soviética. Seus pais, Aleksei Ivanovitch Gagarin e Anna Timofeievna Gagarina, trabalhavam numa kolkhoz (fazenda coletiva). Os trabalhadores manuais eram descritos nos relatórios oficiais como “camponeses”. A mãe dele teria sido uma leitora voraz, e seu pai um hábil carpinteiro. Gagarin foi o terceiro de quatro filhos e sua irmã mais velha ajudou a criá-lo, enquanto seus pais trabalhavam. Gagarin foi descrito por seus professores em Liubertsicidade-satélite de Moscou, como inteligente e trabalhador, e também amável e brincalhão. Seu professor de matemática e ciência tinha servido na Força Aérea Soviética durante a Segunda Guerra Mundial, o que provavelmente foi uma substancial influência para o jovem Gagarin.

Após iniciar um curso de moldador em uma escola profissionalizante próxima a Moscou e de iniciar um estágio em uma metalúrgica como fundidor, Gagarin foi selecionado para o ensino secundário técnico em Saratov. Ao mesmo tempo, ele se filiou ao aeroclube local e aprendeu a pilotar aviões leves. Aos poucos, o que era apenas um passatempo assumiu importância crescente. Em 1955, após concluir a sua formação técnica, ele ingressou na Escola de Pilotos de Orenburg, onde recebeu treinamento para voo militar. Lá, ele conheceu Valentina Ivanovna Goryacheva, com quem se casou em 1957, após ganhar suas asas de piloto em um MiG-15. Logo depois de formado, foi enviado à base aérea de Luostari em Oblast de Murmansk, perto da fronteira norueguesa, onde o tempo terrível tornava os voos arriscados. Gagarin tornar-se-ia tenente da Força Aérea Soviética em 5 de novembro de 1957 e em 6 de novembro de 1959 recebeu a patente de tenente sênior.

Em 1960 Gagarin foi um dos 20 pilotos selecionados, após rigorosos testes físicos e psicológicos, para o programa espacial soviético, e acabou por ser escolhido para ser o primeiro a ir ao espaço, pelo seu excelente desempenho no treinamento, sua origem camponesa – que contava pontos no sistema comunista – sua personalidade magnética e esfuziante e, principalmente, devido às suas características físicas – ele tinha 1,57 m de altura e 69 kg – já que a nave programada para a viagem pioneira em órbita, a espaçonave Vostok (que em russo significa “Oriente”), tinha um espaço mínimo para o piloto.

Minutos antes do embarque na nave Vostok 1, Gagarin proferiu as seguintes palavras:

Queridos amigos, conhecidos e estranhos, meus conterrâneos queridos e toda a humanidade: Em poucos minutos possivelmente uma nave espacial irá me levar para o espaço sideral. O que posso dizer-lhes sobre estes últimos minutos? Toda a minha vida parece se condensar neste momento único e belo. Tudo que eu fiz e vivi foi para isso!

É aqui que eu faço uma pausa no texto para voltarmos a Casa de Gagarin. Muita gente já sabia que a história estava sendo escrita e tanto Gagarin quanto Koroliov (chefe do programa espacial russo) precisavam concentrar-se na missão. Então foram construídas 2 casas, uma vizinha a outra, a poucos passos do Launch Pad 1 de lançamento do foguete Vostok. Aqui em especial se fala sobre a casa de Gagarin, porque de fato, é a única preservada com os mesmos móveis e artigos da época no seu momento mais histórico. A casa fica na região de Baikonur, que significa “Terra Rica”em russo, um local isolado no mapa mesmo nos dias atuais. Em 2019 eu estive lá para contar o que vi.

A primeira vista, uma pequena casa de madeira. Na entrada e junto a porta, uma marquise afim de se poder sair e sentir o clima, sem precisar necessariamente tomar chuva ou neve. Ao entrar, assoalhos de tacos amarelados, um tapete vermelho surrado. Todo cosmonauta passa por aqui antes de ir ao espaço, afinal, Gagarin teve sucesso.  Dentro da casa, primeira porta a direita vemos um quarto.

 

Na residência de Koriolov era o gabinete com mesa, um antigo telefone preto de discagem, para contato direto com o Kremlim. Na versão de Gagarin temos uma cama, mas em ambos temos um armário de madeira com alguns livros, papel de parede listrado, janela com cortina e algumas cadeiras. Um abajur de ferro repousa sobre a mesa de Koriolov.

 

 

 

Na próxima porta a direita, a sala, com uma mesa de madeira e quatro cadeiras, um sofá cama, um telefone, lustre e um pequeno armário. Alguns companheiros de Gagarin aproveitavam uma cama.

sala-de-koroliov

Seguindo em frente, na próxima porta a cozinha, com uma mesa redonda, uma velha geladeira, um enorme rádio da época, sofá florido cafona, janela, encanamento exposto, um tapete pendurado, um relógio de parede e um quadro com uma foto para mostrar a equipe reunida na mesa de jantar antes do voo. Tem uma outra foto da champagne que eles receberam de um particular francês, que havia prometido mil garrafas que nunca chegaram.

 

Voltando a esquerda um apertado banheiro de azulejos brancos e encanamento exposto.

Lustres de lâmpada incandescente em todos os cômodos. Nada mais. A casa de Gagarin é uma irmã gêmea da casa de Koroliov, com a única diferença que o chefe do programa espacial russo tinha mais privacidade com seu escritório e sua cama única. Na sala de Gagarin haviam mais camas compartilhadas. Tudo muito simples, sem sofisticação, bem ao estilo soviético de “todos somos iguais.”

As casas permanecem trancadas e vigiadas, só podem ser acessadas com visita agendada com o guia local. Nada se paga para ver, mas não se pode tocar.

E então, no dia do lançamento ambos caminhavam juntos em direção ao Launch Pad 1, mais alguns populares que puderam chegar até o portão da base e assistir dali a história acontecendo.

Às nove horas e sete minutos da manhã (horário de Moscou) do dia 12 de Abril de 1961, a cápsula com o foguete “Soyuz-R-7″ foi lançada de uma plataforma em Baikonur, no Cazaquistão. Poucos minutos depois, Koroliov, o chefe do programa espacial soviético escutou a famosa frase “A Terra é Azul!”

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários
  • Maria Conceição Pereira Marques Melo
    Responder

    Que história maravilhosa .Os sonhos se realizam é só acreditarmos. Grande abraço Palhares

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar