Benefícios do capital privado na atividade espacial
Não há como escapar o que a nascente indústria do Turismo Espacial, com preços na casa das dezenas de milhões de dólares, está transformando, abrindo portas e benefícios para a sociedade moderna. Há por exemplo, uma tendência crescente de indivíduos ricos misturarem seus sonhos de voos espaciais com filantropia.
1. Anousheh Ansari – XPrize
A empresária iraniana Anousheh Ansari voou para a Estação Espacial Internacional em 2006. O foco principal de sua missão era apoiar e aumentar a conscientização para o grande trabalho da competição do voo de uma espaçonave reutilizável para o espaço suborbital que foi vencida pela SpaceShipOne de Burt Rutan, um precursor da Virgin Galactic de Richard Branson.
2. Guy Laliberté – One Drop
O fundador do Cirque du Soleil Guy Laliberté voou para a Estação Espacial Internacional em 2009. Ele concentrou a maior parte de seu tempo na estação promovendo sua recém-lançada One Drop Foundation, e seus esforços culminaram em hospedar um evento de performance de 90 minutos viva do espaço. A levantada para esta nova instituição de caridade foi enorme, com uma avaliação pós-voo mostrando o custo equivalente da cobertura da mídia recebida em mais de $ 500 milhões. One Drop arrecadou milhões de dólares em torneios de pôquer (outra das paixões de Guy) e outros eventos, com uma organização usando os lucros para aumentar o acesso à água potável, melhorando a infraestrutura. A maioria de suas atividades concentra-se na América do Sul e no Caribe.
3. Jared Isaacman – Inspiração 4
Em 2021, o bilionário dos pagamentos online dos EUA e piloto civíl Jared Isaacman voou na missão Inspiration4 comprando todos os quatro assentos em uma espaçonave da SpaceX Dragon que voou para a órbita baixa da Terra por 3 dias em uma altitude que poderá chegar a até 575 quilômetros acima da superfície, limite muito superior à órbita da ISS, que mantém uma altitude média de aproximadamente 400 quilômetros. Em vez de levar família e amigos, Jared escolheu usar este voo espacial como uma atividade de arrecadação de fundos ao Hospital de câncer Infantil St. Jude. Ele primeiro doou 100milhões de dólares do próprio bolso e deu lugar a um membro da equipe médica e também paciente na infância de St. Jude – Hayley Arceneau. Ele então rifou outro assento com o sorteio de valores arrecadados beneficiando diretamente a St. Jude’s e depois arrumou a terceira integrante em uma promoção por vídeos no Youtube para interessados nesta viagem. A ação deu enorme visibilidade para sua empresa, Shift4. No total, foram mais de 200 milhões arrecadados.
4. Yusaku Maezawa – DearMoon
A maior e mais ousada viajem de todas é a do bilionário japonês do comércio eletrônico, Yusaku Maezawa, que anunciou seu projeto Dear Moon em 2018 após adquirir um voo ao redor do outro lado da Lua em uma nave da SpaceX. Ele planeja levar oito membros do público para compartilhar esta aventura divertida e altruísta, realizando seus próprios sonhos e os outros através de um concurso na página de seu site.
5. Jeff Bezos – Clube para o Futuro
O Blue Origin de Jeff Bezos passou quase duas décadas desenvolvendo o foguete e uma nave espacial Novo Shepard para voos suborbitais e finalmente fez seu voo inaugural em 21 de julho de 2021. A Blue Origin leiloou um dos assentos neste primeiro voo, para voar ao lado de Jeff e seu irmão. Com os lucros de 28 milhões de dólares indo para o Clube do Futuro da Blue Origin – “Uma fundação cuja missão é inspirar as futuras gerações a seguir carreiras em STEM e ajudar a inventar o futuro da vida no espaço”.
A Blue Origin doou US $ 1 milhão para uma lista de 28 associações sem fins lucrativos relacionadas ao espaço.
6. Richard Branson – OMAZE
O líder da Virgin Galactic abriu um concurso para doações de qualquer quantia pelo site OMAZE, uma plataforma que arrecada fundos para caridade, oferecendo experiências únicas como prêmio. Foi rifado um acento ao espaço, sendo que o vencedor poderia levar também um amigo. A sortuda Keisha S., moradora de Antígua e Barbuda, trabalha como treinadora de saúde incentivando mulheres a viverem uma vida mais saudável. Ela, que sempre sonhou ir ao espaço, pretende ter a companhia de sua filha, uma estudante de astrofísica, neste momento especial. Foram arrecadados mais de US$ 1,7 milhão — pelos 164.338 participantes de mais de 200 países. O valor será destinado ao Space for Humanity, uma organização sem fins lucrativos que busca transformar o espaço um lugar acessível a todos.