Humanização do Parque D.Pedro

Foram muitas as conquistas realizadas em audiência organizada pelos líderes comunitários Marina Ueno e Marcos Palhares, nos dias 27 e 28 de Abril de 2015, no Anfiteatro do Colégio Estadual São Paulo – Pq D.Pedro, com a participação do Poder Público, trabalhadores e moradores da região.

O principal objetivo do evento era trazer melhorias a Praça Ulisses Guimarães, mais conhecida pela população como Parque D.Pedro.  Segundo Palhares, “este parque é um oásis verde em pleno Centro de São Paulo, uma região valiosíssima para a população, mas que precisa ser redescoberta pelo poder público, já que encontra-se em situação de abandono e deterioração.  Nosso esforço é o de buscar o apoio da Subprefeitura da Sé para corrigir esta ausência pública, somando a Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo na discussão. A  “praça” precisa virar “parque”, um erro histórico de “mapa” que só tem atrasado benfeitorias.  Somente com esta correção burocrática o parque poderá  ser definitivamente adotada pelos nossos governantes e desta forma trazer as melhoria necessárias de zeladoria, banheiros, implantação de mesas de xadrez, ping-pong, balanças, gangorras, trepa-trepas, ciclovias, áreas de convívio, lixeiras e tudo mais que um parque tem direito.”

A reunião foi produtiva:  do senhor Rafael Kudeikis, responsável de projetos da Cia de Iluminação Pública Ilume, trouxe um projeto para iluminar todo o parque durante a noite, num total de 57 novos postes de luz de sódio que acompanharão a futura pista de caminhada. Este projeto será implantado em fase de urgência, com verba garantida, trazendo um significado a mais contra a periculosidade da região que até hoje encontrava-se as escuras.

Do senhor Gilmar Tadeu, responsável de obras públicas, a garantia da construção e instalação de um quartel da GCM dentro do Parque, trazendo nada menos que 400 novos seguranças que estarão centralizados nesta região e operacionalizando à partir dali para todo o entorno.

Do senhor Alcides Amazonas, Subprefeito da Sé, conseguiu-se um “Termo de Compromisso” da intervenção urbanística, dando andamento as obras de mobilidade efetuadas abaixo do Parque, cujo túnel para estação de ônibus será interligado ao Metro D.Pedro, contribuindo com mais espaço a população e ao verde. Foi selado junto a empresa vencedora desta licitação importantes contrapartidas no Parque, como a construção da pista de skate no abandonado espelho dágua existente,  a construção de pista de caminhada por todo o entorno, além de fechamento de esconderijos embaixo das pontes, fato este que propiciava o aparecimento de dependentes químicos e trombadinhas a esta região.

Dos representantes da Polícia Militar, com o apoio do Comandante Celso Luis, Coronel Bexiga e Tenente Gea, o retorno ao patrulhamento escalonado em 4 diferentes pontos da região em horários determinados, com a autorização de construção de paradas endossados pela Sub Sé.

Da COMGÁS, representado pelo senhor Edson Luiz, gerente de Segurança desta empresa, a construção de pistas cimentada para estes pontos móveis, “as paradas” dos carros da polícia,  colaborando com a segurança e com o bem público.

Aguarda-se ainda a tramitação junto a Secretaria do Verde, já que é ela quem recebe verbas destinadas aos cuidados de zeladoria para parques. Por isso a importância de transformar definitivamente a praça em parque. Enquanto isso não acontece, Palhares e Marina mantem-se atentos para que as solicitações e conquistas não parem, atuando como fiscais nesta mobilização e convocando a população e a mídia sempre que necessário. A população agradece.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar